Como Evitar A Obesidade Infantil

Como Evitar A Obesidade Infantil

A obesidade infantil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma doença crônica que tem como característica o acúmulo excessivo de gordura corporal. Assim, é importante ficar atento a Como Evitar A Obesidade Infantil para proteger as crianças e adolescentes deste mal.

O acúmulo de gordura ocorre quando a pessoa ingere mais calorias do que consegue gastar. Assim, é necessário ficar atento aos alimentos que as crianças consomem e buscar fazer com que elas se exercitem para queimar calorias.

A obesidade surge com o passar do tempo. Os pais, em algumas situações, não percebem que os filhos estão engordando.

As vezes, pode gerar confusão se um parente ou amigo avisar que a filha ou o filho está engordando. Essa situação magoa, ofende, pois “isso não acontece com meu filho”, é o que muitos pensam.

Assim, deve-se encarar o problema de frente, para que a criança ou adolescente possa se desenvolver de forma saudável.

 

Causas Da Obesidade Infantil

Existem 3 pilares que sustentam a obesidade: alimentação inadequada, sedentarismo e doenças. veremos agora cada um destes pilares.

 

Alimentação Inadequada

Obesidade Infantil - Alimentação Inadequada
Obesidade Infantil – Alimentação Inadequada

Hoje em dia a má alimentação é um grande problema na vida de muitas crianças e adolescentes, pois essa população está cada vez mais inserida em um estilo de vida agitado, que busca praticidade na alimentação. E nem sempre um alimento prático para ser consumido no dia a dia é algo saudável.

Deste modo, alimentos ultraprocessados, como os biscoitos recheados, por exemplo, trazem a praticidade almejada. Mas eles contêm muito açúcar, sódio e gordura, ajudando o ganho de peso por parte da criança e do adolescente.

Normalmente, as crianças e os adolescentes que estão com excesso de peso consomem alimentos que mesmo em pequenas quantidades apresentam alto valor calórico, fazendo com que eles engordem.

Além disso, o fator preço influencia fortemente na alimentação.  Alimentos como os embutidos (ultraprocessados) podem ser mais baratos, quando comparados à carne in natura ou minimamente processada. Por isso, muitos pais optam em comprar salsicha ou mortadela para alimentar seus filhos, levando em conta o preço, contribuindo desta forma para que as crianças engordem.

E mais, vários destes alimentos que engordam são mais gostosos, principalmente para o paladar infantil das crianças e adolescentes. Se um adulto tem dificuldade em resistir a um sorvete, que é extremamente calórico, imagina os pequenos. Para eles é muito mais difícil, fazendo com que prefiram alimentos mais saborosos, abrindo mão de comida saudável.

Por fim, não posso deixar de comentar sobre a propaganda, que faz com que um alimento que tem grande potencial de engordar seja divulgado como inofensivo, saudável para as crianças e também para os adolescentes.

 

Sedentarismo

Evitar a obesidade infantil com brincadeiras
Evitar a obesidade infantil com brincadeiras

O sedentarismo também pode estar presente na vida das crianças e dos adolescentes, favorecendo o desenvolvimento da obesidade infantil. Isso ocorre por que eles ficam muitas horas na frente de TV e computadores. Cada vez mais diminuem o interesse por brincadeiras ao ar livre, que fazem as crianças se movimentarem, queimando calorias.

Além disso, o pai e a mãe acabam se acomodando, deixando essa situação vigorar por muito tempo, pois têm a sensação de que assim seus filhos estão mais seguros. E mais, a violência das ruas faz as crianças  ficarem mais tempo dentro de casa, muitas vezes com o incentivo dos pais.

 

Doenças

O terceiro pilar da obesidade infantil está relacionado a algumas doenças e à hereditariedade. Porém, doenças e hereditariedade não são tão determinantes para o desenvolvimento da obesidade infantil quanto a alimentação inadequada e o sedentarismo.

Crianças de pais que são obesos têm maior chance de se tornarem adultos com excesso de peso do que filhos de pais com peso normal.

Além disso, desequilíbrio dos hormônios como deficiência do hormônio do crescimento, excesso de insulina e hipotireoidismo são doenças que podem contribuir para o excesso de peso da criança e do adolescente.

Assim, recomenda-se consultar um médico para investigar se alguma doença está causando a obesidade.

 

Consequências da Obesidade Infantil

Nessa parte do texto vou destacar as consequências da obesidade infantil, vamos lá!

O primeiro ponto a ser tratado é que quem sofre de obesidade durante a infância tem mais chance de se tornar um adulto obeso.

Além disso, a obesidade infantil causa doenças como diabetes mellitus tipo 2, complicações ortopédicas, doenças do coração, dislipidemia, entre outras.

A apneia do sono é outra doença que a obesidade pode provocar, fazendo com que a criança e o adolescente não consigam ter uma boa noite de sono, afetando a qualidade de vida deles.

E mais, a obesidade infantil causa também complicações ortopédicas devido ao esforço que o esqueleto é obrigado a suportar devido ao excesso de peso.

Menores oportunidades de emprego também é uma consequência da obesidade, caso essa criança chegue à idade de trabalhar ainda com excesso de peso.

Por fim, destaco que a condição de excesso de peso causa impacto negativo no bem-estar social e emocional da criança e do adolescente, fazendo com que eles fiquem sujeitos a bullying na escola.

 

Como Evitar A Obesidade Infantil

Evitar a obesidade com alimentação saudável
Evitar a obesidade com alimentação saudável

Nesse tópico, abordarei como evitar a obesidade infantil.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê até que ele complete 6 meses de vida. Assim, amamentar o neném é impoortate para combater a obesidade infantil, tendo em vista que o leite materno é um alimento completo.

Leia também: BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO | ALEITAMENTO MATERNO VALE A PENA.

A alimentação adequada, de qualidade e na quantidade correta é fundamental para evitar a obesidade infantil. Como regra geral, para não engordar, é necessário queimar as calorias ingeridas ao longo do dia.

Se a criança consumir alimentos muito calóricos e não gastar essa energia, provavelmente engordará.

Assim, deve-se oferecer à criança alimentos saudáveis e evitar que elas comam alimentos ricos em açúcar, gordura e sódio, como por exemplo, os refrigerantes, os biscoitos recheados e os embutidos. E mais, é importante fazer a criança comer menos alimentos ultraprocessados e preferir dar a ela alimentos in natura ou minimamente processados.

Além da alimentação, para combater a obesidade infantil é importante evitar o sedentarismo. Normalmente, o sedentarismo está relacionado ao estilo de vida da criança. Cada vez mais os pequenos estão passando mais tempo em frente às telinhas, desempenhando atividades que consomem pouca energia, levando ao aumento de peso.

Por fim, destaco  que é fundamental ficar atento ao peso da criança. É necessário pesá-la com frequência para que seja possível perceber o ganho de peso antes que seja tarde, antes que a obesidade esteja mostrando sua face.

Menino sendo consultado
Acompanhamento por um profissional

Por isso, é importante que os pais estimulem as brincadeiras em que a criança consiga se mexer e gastar as energias adquiridas com a alimentação. Deste modo, deve-se fazer com que a criança brinque menos com os jogos eletrônicos, além de limitar o tempo gasto pela criança na frente da TV.

Ainda, falando de como evitar a obesidade infantil, sublinho que os pais devem buscar orientação de um pediatra ou endocrinologista para investigar se alguma doença provoca ou agrava a obesidade da criança. É possível que um ganho de peso seja provocado por algum problema de saúde, como hipotireoidismo. É preciso investigar.

Por fim, quero deixar claro que os pais têm papel fundamental na prevenção da obesidade infantil. Muitas das vezes os pais precisam também controlar o próprio peso para que as crianças tenham sucesso no combate a obesidade.

Espero que tenha gostado deste texto, Como Evitar A Obesidade Infantil.

Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =