Sempre que chega o momento da introdução alimentar, fica a dúvida de como preparar uma papinha para bebê. Por isso, no texto de hoje, mostro a você como fazer papinha de batata doce para bebê de 6 meses.
A batata doce é fonte de carboidrato, fornece energia ao corpo humano. E mais, ela é rica em fibra, favorecendo o bom funcionamento do intestino.
Além da batata doce, a receita de papinha para bebê que mostro hoje tem como ingrediente abobrinha, abóbora, couve e carne moída.
A abobrinha é um legume muito saudável e nutritivo. Ela ajuda o intestino a trabalhar melhor, pois é rica em fibra, como os legumes em geral. Além disso, a abobrinha possui uma quantidade interessante de Vitamina C, fazendo desse vegetal um excelente antioxidante e um importante fortalecedor do sistema imunológico.
A abóbora contém vitamina A, portanto, é muito boa para a visão. Além disso, ela também possui fibra alimentar.
A couve, folha verde escura, é rica em fibra, ferro, e sais minerais. Ela é excelente para combater a anemia.
Ainda, essa papinha para bebê tem também como ingrediente a carne moída (patinho). A carne é rica em proteína, que atua no formação dos músculos. E mais, eu usei patinho moído nessa receita porque é um corte de carne com pouca gordura, deixando a papinha mais saudável para o seu bebê.
Leia Também: Frutas Para Bebê de 6 Meses – Introdução Alimentar.
Ingredientes Da Papinha De Batata Doce
- Batata doce
- Abobrinha
- Abóbora
- Couve
- Carne Moída
- Alho
- Cebola
- Óleo de Coco
- Colorau
Modo De Preparar A Papinha de Batata Doce
Higienização Dos Ingredientes
Em primeiro lugar, para preparar a receita de papinha de batata doce, higienize os vegetais. Lave a batata doce, a abobrinha, a abóbora e a couve.
Em segundo, deixe a couve de molho por 10 minutos em uma solução de hipoclorito de sódio para eliminar parasitas, bactérias e vírus causadores de doenças.
O fabricante do produto que eu usei recomenda a proporção de 10 ml de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Após deixar a couve submersa na solução de hipoclorito de sódio, lave-a com água corrente e pique-a em tiras fininhas para facilitar o cozimento e a mastigação por parte do bebê.
Agora, descasque e pique em pedaços pequenos a batata doce, a abobrinha e a abóbora, atentando para que os pedaços fiquem pequenos para facilitar o processo de amassar os ingredientes com um garfo após o cozimento.
Cozimento
O próximo passo é cozinhar os ingredientes da papinha de batata doce.
Não fiz na panela de pressão porque os ingredientes desta papinha são de fácil cozimento, assim, usei uma panela comum com tamanho suficiente para colocar todos os vegetais, a carne moída e a água em quantidade suficiente para cobri-los.
Continuando o preparo da papinha, coloque na panela um filete de óleo de coco; nessa preparação, uma colher de café de óleo foi suficiente.
Acrescente o alho (dois dentes), e deixe-o fritar um pouco para dourar.
Agora, adicione a carne moída para refogar. Após, coloque os demais legumes, inclusive a cebola picada fininha e um pouco de colorau para dar cor à papinha. Deixe cozinhar bem os ingredientes, até que todos eles fiquem bem macios.
Depois do cozimento, coloque a papinha em um prato e amasse bem com garfo, até que fique com textura adequada para o bebê comer.
Deixe esfriar, até ficar em uma temperatura apropriada para o neném, que normalmente é de morna para fria.
Por fim, sirva a papinha de batata doce ao seu bebê. Tenho certeza de que ele vai adorar a refeição.
Conclusão
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda não deve ser adicionado sal à papinha caseira, enquanto a criança não completar um ano de vida. Após essa idade é possível adicionar sal, mas com moderação.
Por isso, não coloquei sal nesta receita de papinha, pois o bebê não está acostumado com o sabor forte deste ingrediente. Assim, ele não sente falta do sal. Não vale a pena estimular o neném a comer sal, pois ao longo da vida ele terá muita oportunidade de fazê-lo.
E mais, as mamães costumam ficar na dúvida se devem ou não bater a papinha no liquidificador para que ela fique bem molinha. Isso não é bom para o neném. A papinha deve apenas ser amassada com um garfo, em vez de ser triturada. Quando batida no liquidificador, fica muito mole, com consistência uniforme. Ao ser amassada com um garfo, a textura não é tão uniforme, desenvolvendo, a habilidade do bebê para mastigar.
Para facilitar a operação de amassar a papinha com um garfo, recomendo que no momento que for comprar a carne no açougue, deve-se pedir ao açougueiro para moer a carne duas vezes, fazendo com que ela fique com os pedacinhos bem pequenos, facilitando a mastigação do bebê.
Até o próximo texto! 😊😊💕💕😘😘
Equipe COMO FAZER PAPINHA PARA BEBÊ
Permalink