Passo 1
Dar somente leite materno até 6 meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos;
Passo 2
A partir de 6 meses de idade, com a orientação de Nutricionista ou Pediatra, oferecer, de forma gradual, outros alimentos como carnes, legumes e frutas, na forma de papinha ou purê.
Passo 3
A nova alimentação deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança, para que ela não fique com fome;
Passo 4
Começar a nova alimentação com uma papinha ou purê de consistência pastosa e, gradativamente, aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família;
Passo 5
Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida;
Passo 6
Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
Passo 7
Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Evitar usar sal, caso não consiga, usá-lo com moderação.
Passo 8
Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos e garantir armazenamento e conservação adequados;
Passo 9
Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação. Quando a criança está ruim para comer porque está doente, é bom tentar dar um alimento de que ela gosta, desde que não piore a enfermidade.
Antes de 6 meses de idade, o melhor alimento para a criança é o leite materno. Após, pode ser dado novos alimentos para o bebê na forma de papinha.
Quando montar o cardápio da criança, procure fornecer uma alimentação colorida, em busca de diversificar os tipos de nutrientes.
Até o próximo texto!
Equipe Como Fazer Papinha Para Bebê